As posições dos braços

Os braços são de extrema importância na execução da dança, podendo valorizar ou prejudicar uma coreografia. Quando se diz braços, inclui-se as mãos e os dedos também. Na medida em que o aluno vai aperfeiçoando sua técnica, os braços podem passar das posições preparatórias e demi-seconde, para participar mais ativamente dos movimentos executados, numa coordenação perfeita de pernas, tronco, cabeça e braços.

O professor deve fazer de início um trabalho preparatório com seus alunos, ou seja, exercitar bastante as posições e os portamentos de braços, sempre chamando a atenção para a beleza, harmonia, firmeza e expressividade dos braços.

Posições dos Braços – Métodos

CECHETTI

1ª posição: aos braços são curvados e mantidos dos lados com as pontas dos dedos apenas tocando as coxas. 2ª posição: os braços são esticados para os lados numa linha em que o cotovelo fique ligeiramente mais baixo do que o ombro e o pulso ligeiramente mais que o cotovelo. As palmas das mãos ficam de frente para o público. Existe também uma demi-seconde posição dos braços. 3ª posição: os braços são esticados com um deles curvado na frente do corpo na 5ª posição em bas e o outro ligeiramente arredondado e aberto para um lado como na posição demi-seconde. 4ª posição: Há duas:

- en avant: um braço é aberto na segunda posição e o outro arredondado e levantado na frente do corpo na linha das costelas inferiores, formando a metade da quinta posição em avant. - en haut: um braço é aberto na segunda posição enquanto o outro é levantado acima da cabeça, formando a metade da quinta posição em haut.

Quando os braços estiverem em arabesco, o braço da frente diz-se estar na quarta posição em frente e o braço de trás, diz se estar estendido na quarta posição atrás. 5ª posição: sempre que os braços formarem um círculo diz-se que estão na quinta posição. Há três quintas posições dos braços:

- 1ª: 5 ª posição em bas ou apara baixo na qual os braços arredondados pousam nas coxas. - 2ª: 5ª posição: em avant ou para frente na qual os braços arredondados são levantados na frente do corpo. - 3ª: 5 ª posição: em haut ou para cima na qual os braços arredondados são levantados acima da cabeça.

Cuidar sempre de: – Conversar a linha dos braços, levemente arredondadas.

- Palma da mãe virada para dentro, dedos unidos e do dedo polegar naturalmente escondido atrás dos outros dedos. - Não deixar os cotovelos caírem, a fim de trabalhar a força muscular dos braços apropriadamente. - Deixar a mão seguir a linha do braço, para um melhor alongamento.

As escolas Russa, Italiana, Inglesa e Francesa tem divergências quanto à denominação e aos estilos em algumas posições.

FRANCÊS

Posição preparatória ou braços em repouso. Os braços são ligeiramente arredondados e mantidos dos lados com as pontas dos dedos nas coxas.

1ª posição: os braços formam um círculo na frente do corpo. Corresponde ao Cecchetti quinta posição em avant. 2ª posição: os braços são mantidos afastados dos lados como na posição Cecchetti. 3ª posição: um braço é curvado acima da cabeça enquanto o outro é mantido para um lado. Também denominado Brás em attitude. Corresponde à quarta posição em haut do método Cecchetti. 4ª posição: um braço é curvado acima da cabeça enquanto o outro é curvado na frente do corpo. 5ª posição: ambos os braços são curvados acima da cebça como na quinta posição em haut. Esta posição é também chamada Brás em courvonne.

VAGANOVA

Posição preparatória: braços curvados e mantidos na frente do corpo. Corresponde à quinta posição Cecchetti em bas.

1ª posição: os braços formam um círculo na frente do corpo no nível de estomago. Corresponde à quinta posição Cecchetti em avant. 2ª posição: braços flexionados para os lados, cotovelos ligeiramente arredondados, com o antebraço, do cotovelo até o sulco, no mesmo nível do cotovelo. 3 ª posição: braços em círculo acima da cabeça correspondem a quinta posição Cecchetti em haut.

Featured Posts
Recent Posts
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic
00:00 / 04:05