Dá tempo de começar a fazer ballet mesmo eu tendo (por exemplo) 30 anos, e nunca ter tido nenhuma ex


O Ballet Clássico é uma arte musical e uma dança de interpretação muscular. Mesmo não tendo começado desde pequena, sem ter trabalhado seu corpo desde os mais primórdios anos, você pode sim iniciar seus estudos de ballet com 20, 30, 40 e até 50 (e mais…!) anos.

O trabalho muscular de alongamento, fortalecimento, tonicidade, flexibilidade é um trabalho diário. Talvez digam que deve se começar quando criança, pois é a fase do nosso corpo onde ainda não temos padrões posturais, encurtamentos, rigidez… ou seja fase da vida onde nosso corpo é mais moldável, maleável… onde um bom trabalho muscular transforma mais facilmente nosso corpo, e o tempo que leva não parece uma eternidade pois temos toda a eternidade pela frente, afinal estamos crescendo.

Já para o adulto isso muda de figura. Já temos padrões posturais, posturas emocionais, deformidades ósseas, encurtamentos, algumas vezes doenças articulares e ósseas… ou seja tudo isso: DIFICULTA MAS NÃO IMPEDE.

Pois o trabalho do ballet de dar uma nova interpretação muscular ao seu corpo pode amenizar e até mesmo resgatar um corpo mais saudável.

O adulto tem maior consciencia corporal, e se não tem, tem mais facilidade em se concentrar e se descobrir. Já conhece seu corpo, ou está o descobrindo de forma diferente, com mais interesse e vontade.

Sem contar que a motivação do adulto é inerente ao fato dele ter entrado em sua sala de aula. Ou seja, ele está ali por que ele quer. E quer mesmo!

Este ano iniciei o trabalho das turmas iniciantes bem focado na interpretação muscular, e é nítida a transformação dos corpos. Estão a cada dia mais alongados, e fortalecidos, com a musculatura mais definida, maior tonicidade, maior alongamento. Eu estou orgulhosa de poder ter sido o instrumento desses alunos na sua transformação.

OU seja, é sim possível começar o ballet quando já se é adulta!

Ah… tempo?! Cada aluno adulto tem seu próprio amadurecimento corporal e desta maneira, não que ele vá queimar etapas, porém ele vai poder avançar mais ou menos lentamente de acordo com o ritmo de estudo que se propõe. Até porque estudar não está restrito à sala de aula, e sim torna-se um estilo de vida, pois vai transformar seus padrões posturais, e musculares.

Um curso regular de ballet clássico para adultos se formarem… eu tenho previsão, porém ainda não posso afirmar… Se compararmos com a dança flamenca o curso profissionalizante leva dois anos. Fora outros dois de introdução… Talvez 4 anos seja uma idéia para começarmos a traçar metas.

Featured Posts
Recent Posts
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic
00:00 / 04:05